segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Ouvido afinado

Qual é a característica do desafinado? Ouvir uma nota e cantar outra.
O afinado é o contrário. Mas não é tão simples diferenciá-los.
No início do estudo musical, o aluno tem dificuldades para afinar o instrumento, como por exemplo um violão, violino, viola, guitarra ou qualquer outro que dependa de ajuste antes do uso. Isso não caracteriza, necessariamente um problema porque com o tempo o aluno aprende a sentir o que é diferença e igualdade sonora. No entretanto, o desafinado tem outras carências que podem ser de ordem psicológica, fisiológica ou patológica relacionado a percepção musical.

Porque estudar música?

A atividade musical na vida da criança, jovem e adulto tem uma importância muito grande. O estudo da música vem de encontro com a melhora na afetividade (auto-estima), qualidade no relacionamento social, desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, disciplina e concentração. O exercício da arte musical, como podemos ver, ajuda em várias áreas da atividade mental.

Se você gostou deste artigo escreva-nos e mande sua sugestão e complemento.
Endereço: emb.lucas@gmail.com

Porque estudar música

A atividade musical na vida da criança, jovem e adulto tem uma importância muito grande. O estudo da música vem de encontro com a melhora na afetividade (auto-estima), desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, para quem gosta da ciência exata acaba lucrando com esse efeito, entre outros benefícios que advém do exercício da bela arte musical.