terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O violino - Dicas de técnica

O Violinista precisa de vários anos de dedicação para o aperfeiçoamento de sua técnica. Sem dúvida o violino é um instrumento de difícil aprendizagem, apesar de ter apenas quatro cordas. Um dos mais famosos violinistas de todos os tempos foi Nicolo Paganini, italiano que viveu no século 19. Dizem que sua técnica era impressionante, façanha que lhe valeu o título de "Violinista do Diabo".
Fonte: www.coraldelchiaro.com.br/Violinista.htm
---------------------------------------------------------

Olá. Iniciaremos uma série de dicas para você que está começando no instrumento.
Nas fotos estão algumas posturas e posições que tem que assumir quem toca violino. Como segurar o instrumento, como dedilhar e posicionar o arco sobre as cordas.

Bom, vamos falar como segurar o violino. Ele deve estar preso pelo lado esquerdo do queixo contra ombro e ficar reto conforme fig. 1. O uso da spalliera fig 4, permite segurar com mais precisão o violino junto ao ombro.


Espalliera





Como segurar o arco.

O arco deve ser preso entre os dedos de forma semelhante à que vemos na fig 2. As pontas dos dedos devem ficar curvas voltadas para o botão, peça metálica do arco que funciona como um parafuso para soltar as crinas. Mas não tocá-lo com o dedo mínimo. O polegar, por baixo, deve ficar apontado na madeira na direção da primeira falange do dedo médio com a curva da falange para fora.



O arco sobre a corda
O alinhamento do arco sobre a corda deve ser perpendicular.

A figura 3, mostra a forma em que a mão direita deve se posicionar com leve curvatura do pulso para cima. A mão esquerda mantém os dedos alinhados sobre a corda em que se está tocando e o pulso esquerdo deve ser mantido reto ou levemente inclinado para fora. Observe atentamente a palma da mão esquerda para que não fique virada para seu rosto, ela deve ficar pouco inclinada para o braço do violino.

A observação cuidadosa em relação à postura das mãos e do corpo é imprescindível para se obter uma técnica perfeita.